5.9.20

O DESENHO COMO PENSAMENTO | Clipping

Ciclo "O Desenho como Pensamento" inaugura primeira das 18 exposições em Águeda

 
Porto Canal com Lusa
Águeda, Aveiro, 05 set 2020  
O Centro de Artes de Águeda inaugura hoje o ciclo de exposições e conversas sobre "O Desenho como Pensamento", a decorrer até maio do próximo ano, que inclui obras de criadores como Júlio Pomar, Julião Sarmento e Helena Almeida.
Este ciclo, a decorrer até 18 de maio, é composto por 18 exposições individuais, uma exposição coletiva e outra dedicada à coleção de arte contemporânea Norlinda e José Lima, a que se juntam seis conversas temáticas, envolvendo artistas distintos na sua linguagem conceptual, que privilegiam o desenho na sua obra.
"Este ciclo tem como protagonista o desenho e pretende realçar a sua importância em áreas como a arquitetura, a indústria e o ensino, bem como o seu papel na construção de pensamentos para a formação de ideias e ideologias, sem esquecer o desenvolvimento da prática artística", explicou a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Águeda, Elsa Corga.
As iniciativas vão decorrer em vários espaços: Centro de Artes de Águeda (CAA), Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), Parque da Alta Vila, Espaço Santos -- Rua Luís de Camões, Canário Lucas -- antiga fábrica, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) e Universidade de Aveiro, Sala Hélène de Beauvoir (Campus Universitário de Santiago).
As exposições individuais, com curadoria de Alexandre Baptista, que é também o diretor artístico do ciclo, dividem-se em seis grupos: o primeiro, de 05 de setembro a 01 de outubro, com Joana Pimentel, na ESTGA/Espaço Santos, Maria Trabulo, no Parque da Alta Vila, e Cecília Costa, no IVV.
O segundo grupo será de 10 de outubro a 04 de novembro, com Miguel Palma, na Sala Estúdio do CAA, Vera Mota, no Parque da Alta Vila, e Filipe Marques, no IVV.
O terceiro, de 14 de novembro a 30 de dezembro, inclui João Louro, na Sala Estúdio do CAA, Anamary Bilbao, no Parque da Alta Vila, e Tiago Baptista, na ESTGA/Espaço Santos.
O quarto bloco decorrerá de 09 de janeiro a 10 de fevereiro, tendo Ana Vidigal, na Sala Estúdio do CAA, "O Desenho no processo industrial", no Canário Lucas, e Luís Paulo Costa, no Parque da Alta Vila.
Juntam-se mais dois blocos de exposições individuais: de 20 de fevereiro a 28 de março, com Miguel Ângelo Rocha, na Sala Estúdio do CAA, Gabriela Vaz Pinheiro, no Parque da Alta Vila, e André Lemos Pinto, na ESTGA/Espaço Santos.
O outro, de 10 de abril a 16 de maio, reúne trabalhos de Sandra Baía, na ESTGA/Espaço Santos, Mariana Gomes, no Parque da Alta Vila; e Paulo Brighenti, no IVV.
A exposição coletiva "Mais Nada se Move em Cima do Papel", com curadoria de Sara Antónia Matos, diretora do Atelier-Museu Júlio Pomar, em Lisboa, irá decorrer de 14 de novembro a 18 de abril, no espaço expositivo do CAA, apresentando obras de Alberto Carneiro, Ângela Ferreira, António Bolota, Fernanda Fragateiro, Joana Escoval, Jorge Feijão, Julião Sarmento, Júlio Pomar, Luisa Cunha, Luís Paulo Costa, Nuno Sousa Vieira, Pedro Tropa, Rita Ferreira, Rita Gaspar Vieira, Rui Chafes, Rui Sanches, Sara Bichão, Sara Chang Yan e Teresa Segurado Pavão.
Além das exposições, o programa do ciclo inclui seis conversas, sempre no Café-Concerto do CAA, e com o desenho como tema de fundo.
O programa deste ciclo está disponível nos 'sites' da Câmara Municipal de Águeda e do Centro de Artes de Águeda www.centroartesagueda.pt.